º  DIRETORIA DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES

 

 

1. ASSESSORIA TÉCNICA

1.1. Composição e atribuições

A Assessoria Técnica é composta de quatro servidores efetivos e possui as seguintes atribuições:

·        analisar processos distribuídos à Diretoria;

·        acompanhar os projetos básicos destinados à contratação de prestação de serviços;

·        dar suporte às Divisões de Atendimento ao Usuário, de Pesquisa e Informações, de Documentação, e de Arquivo e Memória do Judiciário;

·        acompanhar os contratos da DDI;

·        controlar os pagamentos;

·        acompanhar a execução orçamentária; 

·        elaborar o mapeamento de fluxos;

·        acompanhar as atividades relacionadas ao envio dos recursos aos Tribunais Superiores;

·        controlar o quadro de pessoal da Diretoria.

2. DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

2.1. Centros de Atendimento e Informações

2.1.1. Trabalho desenvolvido no Centro de Atendimento e Informações do Tribunal de Justiça

Instalado em 5 de maio de 2002, com o objetivo de proporcionar aos seus usuários internos e externos um atendimento personalizado; recepcionar e orientar o público em geral, prestando informações e/ou encaminhando-o aos setores competentes ou a outras instituições; prestar informações relativas à estrutura organizacional e ao quadro funcional do Tribunal de Justiça e informações processuais de Primeiro e Segundo Graus; fornecer o horário das sessões das Câmaras, a pauta de sessões e as cópias de acórdãos; realizar a venda de CDs e revistas da Jurisprudência Catarinense; e responder as consultas via e-mail do tjcenai@tj.sc.gov.br e do tjmail@tj.sc.gov.br .

Usuários: advogados, estudantes e público em geral.

 

ESTATÍSTICA DO ATENDIMENTO NO TJSC

TIPO

QUANTIDADE

Atendimento presencial

9.832

Informações prestadas

17.675

Atendimentos telefônicos

22.009

Atendimentos por email

4.300

Total

53.816

2.1.2. Trabalho desenvolvido nos Centros de Atendimento e Informações  instalados nas Comarcas

ESTATÍSTICA DO ATENDIMENTO – COMARCAS

COMARCA

PESSOAS ATENDIDAS

INFORMAÇÕES PRESTADAS

CERTIDÕES

Araranguá

18.711

16304

1.717

Balneário Camboriú

13.688

48.016

---

Blumenau

12.150

13.544

---

Brusque

25.690

26.064

---

Campos Novos

25.797

26.290

---

Capital

43.575

43.680

---

Chapecó

44.731

28.269

---

Concórdia

34.772

39.318

---

Criciúma *

*

*

*

Curitibanos

15.378

15.380

---

Itajaí

157.754

158.320

---

Jaraguá do Sul

52.737

37.043

15.694

Joaçaba

2.421

13.264

---

Lages

18.139

14.727

4.504

Laguna

7.080

3.144

3.936

Palhoça

23.501

26.305

---

São Bento do Sul

18.908

12.905

---

São José

57.693

24.215

27.625

Tubarão

24.488

48.789

---

Xanxerê

9.897

14.807

---

TOTAL

607.110

610.384

53.476

* não informou

 

2.2. Central de Cadastramento do Tribunal de Justiça

Na portaria do Tribunal de Justiça circulam mensalmente 42.000 pessoas, entre elas 2.700 advogados, 380 estudantes e 4.400 visitantes. Os usuários vêm em busca de informações, serviços ou se dirigem aos setores e gabinetes.

O software de controle de acesso DMP-ACCES foi atualizado visando um controle efetivo que integra comunicação, cadastramento e ponto, num banco de dados único, com resposta em tempo real.

Foram confeccionados 383 crachás para as comarcas, 442 crachás – 2ª via, 464 crachás para o Tribunal de Justiça, 462 crachás para terceirizados e 153 crachás permanentes para advogados.

2.3. Protocolo Administrativo

Está sendo realizado trabalho de classificação documental do PJSC, necessária para a implantação do Sistema de Processo Administrativo Digital – PAD, desenvolvido pela Diretoria da Tecnologia da Informação/DTI em parceria com a Diretoria de Documentação e Informações/DDI.

2.3.1. Estatística Processual

Autuação e cadastramento de 42.278 processos administrativos; 2.589 precatórios e  2.815 petições de precatórios.

Consultas de processos administrativos e precatórios – 250, em torno de 1 por dia.

Anexação, juntada, apensamento e desapensamento de processos – aproximadamente 563, em torno de 2 por dia.

2.4. Protocolo Judicial Expresso do Tribunal de Justiça

O Protocolo Judicial Expresso – PJEx foi instituído pela Resolução Conjunta n. 2/2005-GP/CGJ, com o objetivo de prestar atendimento aos advogados com maior comodidade e dinamicidade.

Este serviço destina-se ao recebimento, ao protocolo de petições e à devolução de processos em carga, destinados ao Fórum Central da comarca da Capital, ao Fórum Desembargador Eduardo Luz e ao Tribunal de Justiça, sem que o advogado tenha que sair de seu veículo.

A utilização do PJEx é facultativa e complementa os serviços de distribuição do Fórum da Capital e da Secretaria de Informações da Diretoria Judiciária.

2.4.1. Estatística de Recebimentos

Foram recebidos e distribuídos 46.189 processos  e 46.400 petições de Primeiro Grau, e, 12.389 processos e 47.488 petições de Segundo Grau.

2.5. Protocolo Judicial Expresso de Blumenau

O Protocolo Judicial Expresso – PJEx foi criado em 2008, com o objetivo de prestar atendimento aos advogados. Este serviço destina-se ao recebimento e ao protocolo de petições intermediárias destinadas ao Fórum da comarca de Blumenau. Atua também como Protocolo Unificado. A utilização do Protocolo Expresso é facultativa e complementa os serviços de distribuição do Fórum.

2.5.1. Estatística de Recebimentos

Foram recebidas e encaminhadas 26.165 petições intermediárias, 5.802 petições do Protocolo Unificado e 771 petições dependentes.

Foram encaminhadas 6.296 petições de Protocolos Unificados, recebidos na Distribuição do Fórum Central.

 

3. DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO

3.1. Seção de Revisão

O Relatório de Atividades da Seção de Revisão da Divisão de Documentação da Diretoria de Documentação e Informações possui dados do período compreendido entre o dia 29 de novembro de 2011 e 30 de novembro de 2012.

Neste ano, os trabalhos realizados pela Seção de Revisão foram, principalmente, a correção de acórdãos, a correção de documentos administrativos, a correção do conteúdo de manuais e a correção das revistas Jurisprudência Catarinense.

Quanto aos acórdãos, foram revisados 5.803 documentos, conforme quadro abaixo:

 

 

Des. Altamiro de Oliveira

816

Des. Carlos Alberto Civinski

2

Des. Cesar Abreu

417

Des. Fernando Carioni

933

Des. Gilberto Gomes de Oliveira

10

Desa. Janice Goulart Ubialli

395

Des. Jaime Vicari

1.071

Des. Jairo Fernandes

1.080

Des. Júlio César Knoll

493

Des. Lédio Rosa de Andrade

1

Des. Luiz Carlos Freyesleben

139

Des. Newton Trisotto

60

Des. Raulino Jacó Brüning

48

Des. Rui Fortes

24

Des. Solon D’Eça Neves

136

Des. Vanderlei Romer

178

Total de acórdãos revisados

5.803

 

Foram revisados 127 documentos administrativos, dentre os quais: resoluções, instruções normativas, circulares, projetos, manuais, relatórios, agenda, calendário, certificados e ofícios, além do conteúdo de portais disponibilizados no site do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Os textos das doutrinas/artigos, os noticiários e os índices por assunto que formam as revistas Jurisprudência Catarinense números 121, 122, 123 e 124 foram todos revisados e formatados de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024 e NBR 10520).

Por fim, cabe ressaltar que a Seção de Revisão também fez pesquisas e estudos para atualização do Guia Prático de Redação TJSC, que será editado, novamente, no próximo ano.

3.2. Seção de Padronização e Conferência de Acórdãos

Os servidores dessa seção conferiram 97.493 acórdãos (Entre os dias 28-11-2011 e 30-11-2012.). Desse número, 7.241 foram remetidos pela Seção aos gabinetes de desembargador para retificação do texto, como, por exemplo, a data da assinatura do acórdão ou a da sessão de julgamento, o nome das partes e dos desembargadores que participaram do julgamento, a decisão, a ortografia da ementa, dentre outros, e 1.537 processos foram remetidos para a Divisão de Secretaria de Órgãos Julgadores da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual, para retificação de certidão de julgamento, reautuação e juntada de petições. Além disso, foram remetidos para a Seção de Publicações 88.714 acórdãos para serem digitalizados.

Destaca-se nessa Seção, afora os números citados acima, o trabalho de orientação dos gabinetes de desembargador para a confecção de acórdãos em conformidade com a Resolução n. 29/2011–TJ.

A partir do mês de maio de 2012 os servidores dessa Seção passaram a separar os processos judiciais cujos acórdãos determinam diligência. Além disso, também realizam, desde o mês de junho de 2012, o envio e a validação de todos os acórdãos julgados pelas Turmas de Recursos na base de dados para pesquisa no site do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A Seção também exerceu papel importante ao cooperar com o trabalho da Divisão de Arquivo e Memória do Judiciário para validar/indexar os processos encaminhados aos tribunais superiores.

A seguir destaca-se o número de processos que foram validados/indexados nos meses de setembro a novembro de 2012:

 

Mês

Número de processos validados/indexados

Setembro

73

Outubro

122

Novembro

209

Total

404

 

Número de acórdãos conferidos

3.3. Seção de Publicações

A Seção de Publicações desenvolveu, em especial, duas atividades: digitalização dos acórdãos do Tribunal de Justiça e confecção do Diário da Justiça Eletrônico.

Foram digitalizados 87.506 acórdãos (período de 1º/12/2011 a 30/11/2012; fonte: Sistema de Digitalização de Acórdãos - SDA), conforme quadro abaixo. Esses acórdãos totalizam 748.808 páginas digitalizadas.

3.3.1. Número de acórdãos e de páginas digitalizadas

 

Período

Acórdãos Digitalizados

Páginas Digitalizadas

2011/12

8.614

65.803

2012/01

1.742

15.435

2012/02

6.290

49.247

2012/03

8.440

70.478

2012/04

7.499

63.011

2012/05

8.298

68.411

2012/06

6.473

56.085

2012/07

8.845

78.822

2012/08

8.010

70.074

2012/09

6.915

62.395

2012/10

8.034

74.399

2012/11

8.346

74.648

TOTAIS

87.506

748.808

 

No mesmo período, foram diagramadas e disponibilizadas no site do Poder Judiciário de Santa Catarina 238 edições do Diário da Justiça Eletrônico. Nessas, foram publicadas 237.821 matérias, conforme a tabela abaixo:

3.3.2. Número de matérias publicadas no DJE ao mês

 

Período

1º Grau

1º e 2º Graus (pós MAE)

Total

2011/12

7.699

3.998

11.697

2012/01

7.053

3.978

11.031

2012/02

11.604

4.760

16.364

2012/03

13.510

5.820

19.330

2012/04

12.502

5.821

18.323

2012/05

16.427

7.062

23.489

2012/06

16.151

6.240

22.391

2012/07

13.613

7.489

21.102

2012/08

16.945

8.038

24.983

2012/09

13.044

5.972

19.016

2012/10

18.357

7.721

26.078

2012/11

17.777

6.240

24.017

TOTAIS:

164.682

73.139

237.821

 

3.3.3. Número de matérias publicadas no DJE

Essa Seção também publicou aproximadamente 408 matérias provenientes da Diretoria de Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça no jornal Diário Catarinense. No Diário Oficial do Estado foram publicadas 76 matérias do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A Seção de Publicações tem realizado a revisão, retificação e validação das imagens digitalizadas dos acórdãos fotocopiados e acondicionados nas Coletâneas de Acórdãos, arquivadas na Divisão de Arquivo e Memória do Judiciário. Além disso, os servidores dessa Seção atualizam o banco de dados para pesquisa de legislação interna no site do Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

4. DIVISÃO DE ARQUIVO E MEMÓRIA DO JUDICIÁRIO

4.1. Seção de Preparo Técnico

4.1.1. Solicitações e Atendimentos realizados pela Seção de Preparo Técnico

 

Mês

Documentos / processos enviados fisicamente

Documentos / processos microfilmados enviados por e-mail

Documentos / processos digitalizados e enviados por e-mail

Total de Atendimentos

Janeiro

218

143

0

361

Fevereiro

174

213

17

404

Março

763

63

20

846

Abril

228

70

19

317

Maio

238

46

55

339

Junho

234

144

46

424

Julho

716

50

117

883

Agosto

666

75

124

865

Setembro

350

119

209

678

Outubro

192

209

109

510

Novembro

137

202

91

430

Total Geral

3.916

1.334

807

6.057

Fonte: controle estatístico da seção

4.1.2. Processos Cadastrados no Sistema SAJARQ

Mês

Quantidade de Processos Cadastrados

Janeiro

2.335

Fevereiro

3.096

Março

4.084

Abril

4.982

Maio

799

Junho

46

Julho

645

Agosto

956

Setembro

1.346

Outubro

157

Novembro

311

Total Geral

18.757

Fonte: Sistema SAJARQ

 

4.2. Seção de Alocação e Localização

4.2.1. Processos de Primeiro Grau solicitados, desarquivados e rearquivados

 

Mês

Desarquivamentos Solicitados

Processos Desarquivados

Processos Rearquivados

Janeiro

8.734

3.544

3.954

Fevereiro

10.517

4.410

6.351

Março

10.143

3.495

8.773

Abril

9.994

5.030

8.922

Maio

8.043

6.363

9.312

Junho

5.212

2.477

10.196

Julho

5.400

5.606

10.219

Agosto

6.365

6.367

5.611

Setembro

6.415

3.178

4.297

Outubro

6.066

3.623

4.497

Novembro

7.836

10.667

3.258

Fonte: Sistema SAJARQ

 

 

 

 

4.2.2. Processos de Primeiro Grau migrados para o sistema SAJARQ

 

Mês

Processos migrados

Janeiro

112.733

Fevereiro

155.069

Março

80.121

Abril

63.451

Maio

38.377

Junho

26.626

Julho

37.953

Agosto

4.035

Setembro

3.144

Outubro

4.841

Novembro

406

Total Geral

526.756

Fonte: Sistema SAJARQ

 

4.3. Seção de Digitalização e Pesquisa

4.3.1. Envio de processos eletronicamente aos tribunais superiores

 

Mês

Processos Recebidos

Processos enviados ao STJ

Processos enviados ao STF

Janeiro

1.427

1.023

7

Fevereiro

1.769

1.127

6

Março

1.757

1.089

6

Abril

2.075

556

14

Maio

1.935

549

9

Junho

899

520

17

Julho

1.576

551

20

Agosto

785

666

21

Setembro

1.258

659

4

Outubro

945

922

8

Novembro

1.423

842

19

Total Geral

15.849

8.504

131

Fonte: Sistema SAJSG e Sistema ISTJ

 

4.3.2. Arquivamento e desarquivamento de processos originários do Segundo Grau e processos em grau de recursos

 

Mês

Processos arquivados definitivamente

Processos arquivados temporariamente

Processos desarquivados

Janeiro

1.363

1.023

1.205

Fevereiro

1.253

1.127

1.720

Março

189

1.089

2.323

Abril

3.618

556

779

Maio

2.744

549

2.577

Junho

2.127

520

3.869

Julho

2.455

551

3.901

Agosto

3.107

666

5.210

Setembro

2.986

659

3.662

Outubro

2.228

922

4.362

Novembro

2.135

842

1.628

Total Geral

24.205

8.504

31.236

Fonte: Sistema SAJSG

 

4.4. Seção de Museu

4.4.1. Eventos de divulgação do Acervo Museológico em 2012

 

PERÍODO

ATIVIDADE

Nº EVENTOS

14 a 31/junho

Exposição temporária no Hall – Dia Internacional de Museus – (18 de maio )

1

5/junho

Seminário promovido pelo Museu na III Semana do Meio Ambiente - Palestrante Prof. João Nicolau

1

Jan/Dez

Exposição do acervo histórico do TJSC

1

TOTAL

Eventos

3

 

4.4.2. Visitas de estudantes em 2012

 

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE

Fev/dez

Visitantes assinantes do livro de presença da exposição permanente

1.032 pessoas

Mar/dez

Visita de 40 turmas de 30 alunos do Curso de Direito de Faculdades de SC

1.200 pessoas

5/junho

Palestra do Museu na III Semana do Meio Ambiente do TJSC aos alunos do Ensino Médio (IFSC e Projeto Pescar – Biguaçu) no Plenário TJ

100 pessoas

 

Jun/dez

Atendimento de visita monitorada de 4 escolas de Ensino Fundamental do Projeto Ação Educativa (Jaqueline)

180 pessoas

TOTAL

Visitantes de escolas durante o ano

2.512

 

4.4.3. Atendimento a pesquisadores e pesquisa interna no acervo

 

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE

Maio

Atendimento a pesquisadores da UFSC

8

Junho

Atendimento a alunos de Direito da Univali

5

Agosto

Atendimento a professores de História do IEE

5

Setembro

Atendimento a pesquisadores avulsos

6

Outubro

Atendimento a alunos da Facudade de Arquivologia da UFSC

16

Novembro

Atendimento a pesquisadores (estudantes, juízes de direito)

19

Dezembro

3 atendimentos virtuais e 3 pesquisas em acervo histórico

6

TOTAL

Atendimentos efetuados por técnicos do Museu

65

 

4.4.4 Controle e Preservação do Acervo Histórico

 

ITEM

ATIVIDADE

QUANTIDADE

Processos

Pré-acondicionados e identificados

1.200

Docs. tratados

Folhas higienizadas (frente e verso)

10.360

Fotografias

Indexadas e acondicionadas em pastas

1.681

DVD

Arquivos em vídeos do Justiça legal recebidos da Assessoria da Presidência do TJ

117

CD/DVD

Gravações de acervo digital para pesquisa

27

Fichas Técnicas

Peças de acervo registradas com foto para formação de banco de dados virtual

79

Processos

Pré-acondicionados e enviados em Jan/2012 ao Arquivo do Museu na BR 101

35 Caixas

Salvamento de documentos

Auditamento e pré-acond. de caixas docs. Processuais recolhidos e ainda não tratados

200 Caixas

Bens móveis históricos

Bens auditados, listados e conferidos

76 unidades

Bens Móveis Administrativos

Bens auditados, listados e conferidos

81 unidades

Registro de acervo em foto

Acervo de documentos fotografados (peças, processos históricos) gravados em meio digital

850 fotografias

Fitas cassete de áudio

Registros em fitas de áudio das Sessões do Pleno do TJSC, enviadas pela GP (ARP)

364 unidades

 

4.4.5 Atividades da Capela Ecumênica Santa Catarina (janeiro a novembro)

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE

3Abril

Celebração de Páscoa dos servidores

27

30Junho

Celebração de Bodas de Prata do Des. Carlos Civinski

30

8Agosto

Celebração do Dia dos Pais

29

Setembro

Visitantes

48

Outubro

Visitantes

75

26Novembro

Celebração oficial de Santa Catarina de Alexandria

120

TOTAL

Atendimentos a visitantes durante o ano de 2012

329

 

4.4.6 Atividades de conservação/restauro de documentos históricos

 

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE (fls.)

Setembro

Conservação de 2 processos históricos arquivados (MS datados de 1988) – reconstituição de capa e fls.

1.171

Outubro

Conservação de 1 Inventário da família do Pintor Victor  Meirelles de Lima – datado de 1853

39

TOTAL

Reconstituição de documentos

1.210